É comum que os pais fiquem inseguros ao saber que seu filho pequeno precisa fazer um exame de raio-x, devido à radiação ao qual ele vai estar exposto durante o procedimento.
A verdade é que não há uma idade mínima para fazer raio-x. Entretanto, o procedimento deve ser avaliado pelo odontopediatra, que vai dizer se o benefício obtido pelo resultado de um exame de raio-x é superior aos riscos potenciais da exposição à radiação, já que as crianças possuem uma maior sensibilidade.
O dentista é a pessoa mais indicada para dizer se o raio-x é indicado ou não à criança, mas é claro que existem algumas situações em que a realização do exame será inevitável para o diagnóstico de alguma doença ou andamento de algum tipo de tratamento.
O que deve ser evitado é o exame de raio-x desnecessário, pois mesmo que em poucas doses, a radiação é cumulativa. Por isso, quanto menos uma pessoa, criança ou adulto, se submeter a ela, melhor para a sua saúde.
Com o avanço da tecnologia, a radiografia digital também ajuda na diminuição dos riscos da radiação, já que por meio dela, as doses de radiação são inferiores comparadas ao procedimento anterior.
A Odonto.i Diagnósticos é referência no diagnóstico odontológico por imagem e está presente em Belém e Abaetetuba. Para saber sobre estes e outros assuntos procure seu dentista ou entre em contato conosco.