No último dia 24/07/2018 (Terça) Dr. Thiago Pastor (Odonto.i Diagnósticos) e Ricardo Kimura (Done 3d) realizaram live no Instagram conversando sobre a Odontologia Digital e suas vantagens (olha ela ai no vídeo – foram 230 visualizações até o momento da finalização desse texto).
Um dos assuntos mais discutidos foi a adoção desse novo meio de trabalho pelos profissionais da Odontologia e falou-se muito sobre uma tal de curva de adoção de tecnologia.
Na live, Ricardo Kimura ressaltou a Odontologia digital estaria no estágio de mercado inicial, onde apenas os inovadores (aqueles que traçam um novo perfil do mercado) estariam participando desse momento. O gráfico citado é o demonstrado abaixo:
Se você olhar no gráfico, o mercado inicial é composto pelos inovadores e primeiros adeptos (compondo 16% do mercado inteiro).
Esses caras são aqueles que vão experimentar primeiro, testar, aprimorar e divulgar novas tecnologias. Tecnologias como as ferramentas da Odontologia Digital.
Entenda Odontologia Digital como toda e qualquer ferramenta que utiliza o computador para auxiliar no diagnóstico, procedimentos, finalização e acompanhamento de tratamentos odontológicos. Veja bem: ferramenta. Se é ferramenta, tem alguma mão por trás a usando… Nesse caso, você cirurgião-dentista.
É notório que elas encontram em fase de desenvolvimento e padronização. Mas, tão notório quanto isso, são os resultados oferecidos por ela. Eles nos fazem entender que, mesmo em desenvolvimento, não são mais tendência. São presente e futuro da nossa profissão.
Junto a isso, temos toda a evolução tecnológica e transformações que a humanidade (caso você não lembre, seu paciente está no meio) vem participando.
Uber e todos os aplicativos de compartilhamento de transportes se tornando padrão de locomoção urbana. O Netflix, Youtube e Globo.com dando opção de você escolher o que prefere e quando assistir. Faltou vaga no hotel da praia. AirBnb te salva. Enfim… Esse bla-bla-bla você deve conhecer. Muitas empresas morreram por conta disso.
Veja o vídeo abaixo pra entender mais ainda a curva e tente se encontrar nela.
Então, a pergunta que fazemos pra você, cirurgião-dentista, é a seguinte:
Porque você não adotou a Odontologia Digital (ou parte dela) em sua rotina clínica?
Claro, existem dificuldades para essa adoção…
O custo, a curva de aprendizagem (outra curva?!), o tempo despendido para esse desenvolvimento, o seu jeito de trabalhar atual.
Mas, e se…
- A Odontologia Digital fosse um diferencial seu no consultório?
- Ela diminuir seu tempo de atendimento?
- Fizer você entregar resultados melhores e mais rápidos aos seus pacientes?
- Te colocar a frente nesse mercado de trabalho tão competitivo?
- Te ensinar uma nova Odontologia que estar por vir?
Pondere.
As dificuldades podem ser uma bela desculpa para não sair da zona de conforto. Pode ser que você não tenha tempo, dinheiro ou saco para sair dela…
Mas, novamente, olhe pra curva de adoção de tecnologia e tente se imaginar como maioria tardia e veja quanto tempo, dinheiro e aprendizado você perderá nesse tempo que passará.
A curva mostra que o momento de adoção para quem quer ser realmente diferente é agora. Então dê os primeiros passos em direção a isso!
Seja um inovador! A Odontologia (leia-se a maioria) precisa de você!