[et_pb_section fullwidth=”on” specialty=”off” admin_label=”Seção”][et_pb_fullwidth_post_title admin_label=”Título da Publicação de Largura Inteira” title=”on” meta=”on” author=”off” date=”on” date_format=”D.M.Y” categories=”on” comments=”on” featured_image=”on” featured_placement=”below” parallax_effect=”on” parallax_method=”on” text_orientation=”center” text_color=”dark” text_background=”off” text_bg_color=”rgba(255,255,255,0.9)” module_bg_color=”rgba(255,255,255,0)” title_font=”Roboto Light||||” title_font_size=”41px” title_all_caps=”on” meta_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” /][/et_pb_section][et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” text_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] 2016 está ai e, com a crise que o país passa, você, dentista, deve ter pensado que será um ano complicado e com menos caixa. De fato é preocupante. Somos massacrados diariamente por taxas e impostos que impedem grandes voos. Para piorar, há um consenso (há controvérsias, viu?!) que a Odontologia passa por uma crise de ética e valorização. Mas, ficar parado ou repetir as coisas que fizemos em 2015 realmente não mudarão nada cenário.
“O analfabeto deste novo milênio será aquele que não souber aprender, desaprender e reaprender novamente” Alvin Toffler
Por isso, resolvi escrever um artigo rápido com 4 atitudes que suponho ser interessantes para termos um 2016 com resultados até melhores que em2015. Espero que gostem!
Estude gestão e marketing.
O profissional de hoje deve ser multivalente e umas das competências essenciais para um profissional de saúde ter sucesso, é saber como gerir e divulgar seu negócio. Palavras como gestão de qualidade, estratégia empresarial, break even point, logística e estoque (entre outras) são termos desconhecidos (e tampouco aplicados) por dentistas e deveriam ser a base de todas atitudes em seu consultório. Infelizmente, nossas faculdades não nos prepararam para conhecer esse mundo! Pior: poucas iniciativas são observadas nesse sentido, deixando recém-formados perdidos ao saírem da faculdade. Resultado: profissionais que não sabem gerir, divulgar e/ou valorizar seu trabalho. Em minhas consultorias é comum escutar: “Não sei/gosto dar preço…”, “Minha secretária é ruim…”, “Peraí, que vou pegar minha agenda…”. E outras frases que, hoje, me doem de ouvir: “Melhor marketing é o boca-a-boca…“, “Toma meu cartãozinho…” e outras fragilidades e mitos que foram verdades anteriormente e que hoje são prova de desconhecimento de negócios. Conhecer gestão e marketing é ter controle do seu negócio e da sua vida pessoal. Te ajuda a diminuir desperdícios, encontrar novas formas de ganhar tempo e dinheiro e se valorizar como profissional.
Aposte nisso em 2016!
Tenha um software especializado.
Na mesma linha da atitude anterior, ter um software especializado é essencial para manter um controle e ter firmeza na tomada das decisões em seu negócio. Ao entrar em consultórios, ainda vejo recepcionistas com famigeradas agendas de papel com marcações de consultas e registros de pagamentos. Alguns já até evoluíram e já fazem em Excel… Mas, sinceramente, isso me dá certo arrepio! Em pleno 2016?! Não dá não. Por isso, indico fortemente você implementar em seu consultório um software de controle de pacientes, tratamentos e gestão. Você verá como tudo ficará mais fácil. O seu problema é tecnologia? Ok! Se você sabe acessar seu perfil no Facebook você conseguirá. Existem soluções fantásticas e completas, focada na gestão de pacientes, tratamentos e do negócio em si… E o melhor: na nuvem! Imagine que você vai poder saber de onde quiser, como está sua agenda amanhã. Ou quanto falta para atingir a meta para esse mês (se é que você tem meta!). Dentre alguns que existem, indico o ControleOdonto pois ele oferece infinitas possibilidades de controle… As minhas favoritas são: controle de tempo de atendimento, geração automática de guias de convênio e o excelente módulo de gestão de oportunidades…
Ter um software significa ter o controle do seu negócio.
Tenha um blog / site.
Essa você já sabia que era interessante. Mas, com certeza, por motivos errados ou insuficientes. Já escutei: “Tenho que ter um blog ou site para substituir as páginas amarelas da Listel… Como o paciente vai me achar? Tá tudo no Google agora”. Mas, meu amigo, se você estiver pensando só nisso, continuará tendo retornos iguais aos das páginas amarelas ou até piores. Acontece que o Google prioriza nas buscas os blogs/sites que têm conteúdo de qualidade e original. Na prática, quando você dá uma gugada digitando “dentista em belém”, os primeiros resultados serão sites relevantes… E relevância = conteúdo. Ou seja, você além de colocar seu telefone e endereço, precisa convencer o Google que seu site é bacana e traz informações valiosas para o usuário. Como convencer? Escrevendo e produzindo conteúdo de qualidade, oras! Você precisará ter um tempo para isso, e os resultados nem sempre são rápidos. Mas, criar a confiança e regularidade de leitores o transformará em uma referência em um assunto, daí os resultados no consultório aparecerão a galope.
Quem não se comunica… Chacrinha
Procure por novas tecnologias.
Dominar tecnologia faz sua vida ficar mais otimizada e te possibilita até economizar no consultório. E estamos em vivendo um verdadeiro boom de novidades tecnológicas na Odontologia. Microscopia para endodontia, tomografia computadorizada, câmeras intrabucais, anestesia controlada, lasers e o CAD-CAM são alguns exemplos que mostram o quanto você está precisando renovar seu consultório… Nem um tablet você tem na sua recepção. É difícil conversar com alguns profissionais sobre tecnologia. Há um estado de inércia coletivo na Odontologia que chamo de zona de conforto odontológica brasileira. No mínimo 90% dos profissionais da área estão nela. Mas, é necessário sair dela. A implementação de novas tecnologias pode, inicialmente, gerar um certo desconforto em você e na sua equipe. Afinal, vocês estavam acostumados com um jeito de trabalhar. Porém, quando é bem utilizada, a tecnologia ajuda a obter resultados mais rápidos e melhores.
Mas, lembre-se: tecnologia sem gente por trás não traz resultado.
Lógico, essas atitudes de também não podem sobrepor a essência da profissão. Ir a congressos, cursos e aprimorar o conhecimento da ciência odontológica é fundamental! Mas, os próximos anos exigirão da gente uma mudança total de atitude. Estudar mais e assuntos diferentes da Odontologia. Quem não seguir essa linha ficará pra trás. [/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://odontoi.com.br/wp-content/uploads/2015/12/12183-NOW7SK.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” animation=”left” sticky=”on” align=”left” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_signup admin_label=”E-Mail Optin” provider=”mailchimp” mailchimp_list=”f9934142a0″ aweber_list=”none” title=”Solicite requisições.” button_text=”Solicite agora!” use_background_color=”on” background_color=”#eddd2d” background_layout=”dark” text_orientation=”left” use_focus_border_color=”off” header_font_size=”26″ body_font_size=”14″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” custom_button=”off” button_text_size=”20″ button_border_width=”2″ button_border_radius=”3″ button_letter_spacing=”0″ button_use_icon=”default” button_icon_placement=”right” button_on_hover=”on” button_border_radius_hover=”3″ button_letter_spacing_hover=”0″] Você quer que seu paciente realize exames na Odonto.i 3D? Solicite um bloco de requisições. Preencha o formulário ao lado e aguarde nosso contato. [/et_pb_signup][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]