A Implantodontia é uma especialidade linda da Odontologia.
Reabilitar o sorriso de um paciente é algo fantástico e essencial para o convívio social do mesmo. Antes da Implantodontia, ser banguela não era uma opção… Era considerado até normal.
Ao contrário que alguns pensam (muito erroneamente!), “colocar” um implante é muito mais complexo que se parece. Já ouvi de muitos colegas que “ia fazer implante porque dá dinheiro e é fácil mirar no osso!”. Em bom paraense: “Vai nessa, maninho!”. Uma especialidade que precisa de conhecimento de anatomia, cirurgia bucomaxilofacial, periodontia, prótese, materiais dentários e, agora mais do que nunca, CAD-CAM, pode ser tudo menos fácil.
Esse último citado (ou parte dele), o CAD é o motivo de nosso post hoje.
Planejamento em Implantodontia
Pelo fato do advento do implante ser relativamente recente, a implantodontia moderna começou bem em termos de diagnóstico. Cheguei pegar o início de planejamento com radiografia panorâmica… Mas,naquela época se questionava até se os implantes eram apenas uma onda, já que tínhamos muitas “rejeições” e os resultados ainda não eram 100% seguros. Hoje, a TC Cone Beam é condição sine qua non para o início do planejamento, o que ajudou aumentou vertiginosamente a taxa de sucessos, juntamente com os novos estudos sobre metabolismo ósseo e melhor preparo profissional.
Hoje, a TC Cone Beam é condição sine qua non para o início do planejamento.
A TC em cone beam chegou com força no Brasil por volta de 2005 e muito impulsionado pela . Foi um BOOM! Grandes clínicas em São Paulo, como a Indor Radiologia estabeleceram um mercado enorme e seus protocolos iniciais. Todo mundo copiou! Mas, um problema: de lá pra cá os exames para Implantodontia ainda apresentam-se idênticos aos realizados de 2000!
CAD: a mágica!
CAD (Computed Aided Design) auxilia a área de saúde (medicina e, principalmente, a odontologia), ‘transferindo” o paciente (ou parte dele) para a tela de um computador em forma de um paciente virtual, permitindo estudar, manipular e até mesmo interferir nesse paciente para simular situações clínicas.
No caso da Implantodontia, com uma TC em Cone Beam e um software especializado, você consegue fazer o planejamento de posicionamento de implantes todo em 3D, vendo aquilo que você fará na cirurgia e prevenindo iatrogenias… O planejamento da imagem acima acaba sendo apenas um guia para fazer aquilo que você deseja no paciente. Isso aumenta a segurança e até a compreensão do profissional quanto ao procedimento.
Aqui na Odonto.i 3D, utilizamos o Implant Viewer da Anne Solutions, lider no segmento de software para TC e planejamentos virtuais. Os caras fizeram um aplicativo sensacional, que já está na versão 3.0: fácil e hiper-seguro. Olhe um exemplo simples no vídeo abaixo:
Assim é bem melhor para o dentista e para o paciente.
O uso da ferramenta oferece algumas vantagens poderosas a implantodontistas e aspirantes:
- Facilidade no uso.
- Aumento da produtividade.
- Aumento da previsibilidade cirúrgica.
- Possibilidade de criação de guias prototipadas.
- Facilidade na comunicação com o paciente.
- Aumento no fechamento de vendas de tratamento.
- E muitas outras.
A Odonto.i 3D oferece o software GRATUITAMENTE EM VERSÕES PARA WINDOWS E MAC!!!!
[button link=”http://odontoi.com.br/download/” type=”big” color=”orange” newwindow=”yes”] Baixe agora o Implant Viewer [/button]
Quando você solicita uma TC para a Odonto.i 3D e recebe o exame em seu consultório, no CD, pasta “Planejamento Virtual” possui um ou mais arquivos com as imagens convertidas já para você poder planejar virtualmente o caso. Não sabe utilizar o software? Não tem problema, a gente te ensina.
Agende seu treinamento gratuito pelo telefone 91 3199 9777 ou 91 3119 7777.
O planejamento virtual é uma ferramenta interessante e imprescindível para o Implantodontista. Não perca tempo para entrar em um mundo mais previsível e tecnológico!