A Inteligência Artificial se propõe a simular a inteligência humana. Ela consegue tomar decisões, dar diagnósticos, raciocinar e resolver problemas. É como se fosse um computador inteligente. Na Odontologia a IA – forma como a Inteligência Artificial é chamada – é muito utilizada para dar diagnósticos, ajudar na previsão de como ficará um tratamento estético e até mesmo para acalmar pacientes através da realidade virtual. Quer saber mais sobre como a Inteligência Artificial está mudando o mundo da Odontologia? Então continue comigo.
IA na Odontologia Estética
Seu paciente chega até o consultório querendo colocar lentes de contato, ou algum outro procedimento estético como por exemplo um clareamento.
Você garante que vai ficar bom, faz tudo da forma como aprendeu na faculdade. Você já tem uma vasta experiência, e sabe que o resultado ficou bom e harmônico. Porém não era isso que o paciente esperava.
Como estamos falando de pessoas, não temos como saber exatamente o que a outra pessoa está esperando.
A Inteligência Artificial é uma ótima aliada nesse processo de alinhar expectativas com o paciente antes mesmo do trabalho ficar pronto.
Com ela você consegue mostrar de forma realista para o paciente qual vai ser o resultado final.
Inteligência Artificial nos diagnósticos
A taxa de erro humano quando falamos em identificar cáries via raio x pode chegar a 20%. Isso pode ser facilmente solucionado através da Inteligência Artificial. Os programas podem identificar as cáries através do exame de Raio X.
Além disso, outro ponto positivo dos diagnósticos via IA é que você consegue melhorá-los com o tempo. Se o programa acertou e ali realmente tinha uma cárie, você dá um feedback positivo. Já se o programa errou seja identificando uma cárie que não existia ou não identificando uma que estava ali – e que você só descobriu mais tarde devido a alguma complicação, você pode dar um feedback negativo e apontar onde estava o erro. Assim, através desses feedbacks, o programa entende onde tem que melhorar e começa a se aperfeiçoar cada vez mais.
Mapeamentos
Antigamente, toda vez que o cliente precisava de uma prótese ou precisava colocar algum aparelho, tínhamos que fazer aqueles moldes que geravam muito desconforto. Alguns pacientes chegavam a vomitar durante o processo devido ao gosto da massa e também pela massa muitas vezes acabar chegando até áreas sensíveis da boca, que levava a náusea.
Mas agora, com o avanço da tecnologia, podemos fazer esse mapeamento através de aplicativos. Basta abrir o aplicativo e ele vai te dar o passo a passo de como escanear a boca do paciente.
Com o mapeamento feito, além das próteses e dos aparelhos odontológicos, também podemos fazer outros tipos de procedimentos, como por exemplo identificar problemas de gengivite e até mesmo cáries que não precisam de raio-x para serem identificadas.
O mapeamento, a longo prazo, também poderá identificar outras doenças mais sérias, como por exemplo câncer bucal em estágio inicial.
Existe um estudo sendo feito pela Universidade do Reino Unido em que eles estão tentando justamente criar um programa que identifique o câncer bucal e outras doenças graves através do mapeamento. Esse seria um diagnóstico muito útil, mas infelizmente ainda não há nem previsão de quando será lançado.
Inteligência Artificial no agendamento de consultas
Apesar de sabermos que a Inteligência Artificial jamais vai substituir um bom Odontólogo devido à sua prática e também ao contato humano, que é sempre necessário, já existem algumas formas de ajudar na hora de agendar as consultas.
Muitos profissionais vêm lançando mão das tecnologias para ajudar a conseguir mais pacientes. Muitos fazem uso de anúncios no Facebook e também no Google, por exemplo. Mas o principal problema encontrado é que normalmente, quando as campanhas de anúncio são feitas de forma efetiva, o profissional acaba tendo que responder muitas solicitações, muitas vezes de gente apenas curiosa e que não vai agendar a consulta.
Existe hoje no mercado uma assistente virtual especialista em agendamentos clínicos. Utilizando mais essa novidade da Inteligência Artificial, o profissional pode focar em atender de forma humana apenas os possíveis pacientes que já passaram por algum atendimento virtual e que provavelmente irão realizar o agendamento. Dessa forma economiza tempo e foca apenas nos possíveis pacientes, dispensando os curiosos já no atendimento automatizado!
A Inteligência Artificial usada para acalmar pacientes
Muito comum entre o público infantil, o medo de dentista também tem atingido uma população mais velha.
Muitos têm medo de procedimentos simples e acabam deixando o tratamento para depois, até que o depois se torna algo muito complexo, trabalhoso e muitas vezes custoso de ser tratado. Dessa forma, o paciente acaba só reforçando esse medo.
Se você tem sofrido com pacientes assim, que tal tentar implementar a realidade virtual nas consultas?
Tudo o que você precisa é de um óculos de Realidade Virtual e de um Smartphone com algum aplicativo legal. Enquanto você faz o tratamento, o paciente pode relaxar fazendo várias coisas, desde visitar o Palácio de Versalhes com um guia local até assistir algum filme diferente.
A única recomendação é que você escolha algum aplicativo que não faça com que o paciente se mexa demais, inclusive se for alguma criança, já que se o paciente ficar se mexendo muito, dificilmente você conseguirá fazer algum tratamento.
Existem alguns aplicativos que têm como função relaxar o paciente, e como ele estará usando os óculos de realidade virtual, não há necessidade de ficar segurando o celular ou que ele veja você utilizando alguma ferramenta que o deixe apavorado.
Se necessário, coloque também os fones de ouvido e silencie até mesmo o tão temido barulho da caneta de alta rotação ou “motorzinho” como alguns pacientes gostam de chamar.
Concluindo…
A verdade é que quer você queira, quer não, a realidade está batendo à nossa porta e é o momento de começarmos a nos preparar para usar essas tecnologias em nossos consultórios.
Precisamos nos adaptar para atender nossos pacientes cada vez melhor e de forma mais humana, mesmo que para isso tenhamos que utilizar alguns assistentes virtuais!
Você já usou algum tipo de Inteligência Artificial no consultório? Como foi? Comente!