Dentre os exames que um dentista pode pedir para seus pacientes realizarem, a tomografia e a radiografia são os mais comumente solicitados por esse profissional. Mas você, como paciente, sabe qual é a função de cada tipo de exame e especialmente, as principais diferenças entre a tomografia e a radiografia?
Apesar de ambos ajudarem o dentista a ter uma melhor visão da estrutura da arcada dentária, eles podem ser usados com objetivos completamente diferentes.
A radiografia, ou exame radiográfico, é um exame de imagens, que são produzidas com a ajuda de feixes de raios-x. Esses feixes são direcionados para uma parte do corpo específica (no caso dos exames odontológicos, a arcada dentária) e absorvidos pelo tecido que será reproduzido, gerando a imagem em uma placa própria para sua reprodução.
Ao contrário da tomografia, o exame de radiografia produz uma imagem em duas dimensões, e não em 3D, permitindo uma visão simples, porém eficiente, da região a ser avaliada. A radiografia é utilizada para avaliar, com extrema facilidade, estruturas dentárias ósseas alteradas (seja por fraturas ou infecções como a cárie), cavidades e até mesmo algumas doenças que não demandam uma imagem mais detalhada para fechar o diagnóstico.
Já a tomografia, também chamada de tomografia computadorizada, pode ser classificada como um tipo de radiografia em 3D. De certa forma, essa técnica funciona como um tipo de radiografia extremamente sensível, focando na produção de imagem de uma determinada parte do corpo, que será reconstituída em 3D na tela de um computador.
Listamos abaixo umas das principais diferenças da Tomografia para as radiografias comuns veja:
- A tomografia por ser tridimensional (3D) nos fornece nos fornece informações de volume, como a espessura óssea. Já a radiografia é bidimensional (2D) , ou seja, não fornece estes dados.
- A tomografia não apresenta ampliações ou distorções, apresenta tamanho real 1:1. As radiografias apresentam sempre algum tipo de ampliação e/ou distorção
- Na tomografia a localização de estruturas anatômicas ou patologias é precisa e na radiografia é por aproximação, devido à sobreposição de estruturas.
A Odonto.i Diagnósticos é referência em diagnóstico odontológico por imagem dispondo diariamente de exames como: Tomografia dental, periapical, interproximal, scan 3d de modelos, serviços cad, documentação e-brace entre outros.
Você Cirurgião Dentista não conhece a Odonto.i? Solicite já o seu bloco de requisições ou indique-nos para os seus pacientes.